segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Alguém tem camu-camu?

Mais estatísticas da gravidez:
"Mulheres, em geral, deveriam consumir 75 mg de vitamina C todo dia. Se estão grávidas, então, nem se fala... Para elas, o certo é somar mais 10 mg, ou seja, consumir 85 mg do nutriente diariamente. Quando o bebê nasce e começa a ser amamentado no peito, o consumo da mãe precisa subir ainda mais: a recomendação oficial passa a ser 100 mg diários."

Ranking de Vitamina C:
Camu-camu (foto): essa fruta da Amazônia que, cá entre nós, é difícil de ser encontrada pelas consumidoras de outras regiões brasileiras, concentra 322 mg de vitamina C em uma unidade.
Acerola: em uma única frutinha, você já encontra 234 mg.
Pimentão amarelo: uma unidade média, pesando em torno de 70 gramas, tem 231 mg. Não à toa, ele é o terceiro colocado do nosso ranking vitaminado..
Caju: uma unidade grande, com cerca de 100 gramas, oferece 220 mg..
Goiaba: ela é outra ótima fonte, com 218 mg da vitamina em uma fruta grande, de 100 gramas.
Kiwi: Cada unidade tem algo em torno de 88 mg.
Mamão: Sim, ele também é fonte de vitamina C. Basta uma fatia média, que têm uns 100 gramas, para você obter 82 mg do nutriente.
Couve: Use 4 folhas cruas em uma salada para conseguir 73 mg da vitamina. Atenção: procure não picá-las demais para reter todo esse nutriente.
Brócolis: Uma flor média teria 65 mg da vitamina. Mas aqui o segredo é cozinhá-la só ao vapor, pelo mínimo tempo possível.
Morango: Um lanche com 5 unidades médias da fruta já garante 57 mg.
Laranja: Apesar da fama, ela está na décima-primeira posição do ranking, com 53 mg de vitamina C por unidade. Não despreze essa porção, especialmente em sucos. Afinal, você usará umas três laranjas espremidas para encher o copo.
Rúcula: em 80 gramas de suas folhas, há 40 miligramas da vitamina. Está valendo, mas é rúcula à beça: algo em torno de 2 xícaras de chá cheias.
Limão: em uma unidade pequenina, já se encontram 39 mg. Aproveite-o não só na limonada, mas para temperar saladas, espremendo-o na hora.
Agrião: Um prato raso dessa verdura, crua, contém 33 mg.

3 comentários:

  1. Camu-Camu
    É uma frutinha muito gostosa que só dá na Amazonia Peruana e Brasileira; a mais comum é a que dá nas varzeas, a de terra firme está sendo introduzida, porém não há muito interesse por parte dos agricultores, por causa do baixo preço, apesar de tanta vitamina o consumo é apenas local; é uma pena
    Jaime

    ResponderExcluir
  2. Vixe, quando vi a pergunta-título, achei que era desejo por alguma fruta exótica... :D

    ResponderExcluir
  3. Mas se não encontrar... no The ponderosa tem pitanga e vai uma receita gostosa....
    Uma fruta com cheiro e gosto de infância. Na poesia de Casemiro de Abreu, Meus oito anos, a pitanga aparece como um símbolo de um passado feliz, de um tempo impregnado pela nostalgia e pela certeza de que não volta mais. Quantos de nós ainda nos identificamos com esse símbolo? Quem, durante a infância, teve a felicidade de se aventurar por quintais alheios à procura dessa pequena fruta vermelha, de sabor levemente adocicado, que por vezes teima em se esconder nos galhos mais altos das árvores? E por quantas vezes o chá de suas folhas nos salvou num daqueles dolorosos desarranjos intestinais ou o xarope caseiro nos aliviou a tosse?


    CREME DE PITANGA

    Ingredientes (12 pessoas)

    200 ml de leite
    200 ml de creme de leite fresco
    200 g de mel
    1 fava de baunilha fresca raspada ou 1 colher de essência de baunilha
    2 caixinhas de pitanga (batidas no liquidificador com dois copos de água, como na receita anterior)
    3 colheres (sopa) de amido de milho

    Preparo:

    Em uma panela grande, coloque o leite, o creme de leite, o mel e a fava de baunilha e leve ao fogo para que ferva. Em seguida, abaixe a chama do fogão e deixe evaporar por mais 5 minutos. Retire a fava de baunilha.
    Dissolva o amido de milho no suco de pitanga coado e despeje, bem devagar, sobre o preparado de leite. Mexa bem devagar também, controlando para não pegar no fundo da panela.
    Ponha em uma forma grande ou em 12 pequenas, umedecidas com água. Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por 3 horas antes de servir. Decore com frutas inteiras e fios de mel.

    Prove!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails